sábado, 1 de março de 2008

Dicas para trabalhar com maternal

Sugestões de Atividades:

- Controle dos esfíncteres, de forma gradativa e com grande paciência e estímulo/incentivo por parte do professor.

- Higiene Bucal após as refeições, estimulando e incentivando para o uso da escova.

- Alimentar-se sozinho, com ajuda do professor, aos poucos as crianças aprendem a levar a colher sozinha à boca.

- Introdução de alimentos sólidos, onde aos poucos as crianças deverão se alimentar normalmente, como as crianças maiores, tirando a sopa e a fruta.

- Estimulação do próprio corpo, identificando e nomeando as partes. Pode utilizar músicas e brincar de lavar a boneca. No banho também nomeia-se o corpo.

- Garatuja: folhas em branco, onde a criança poderá pintar com lápis, giz de cera e/ou guache (tomando muito cuidado para não levar à boca e aos olhos).

- Exercícios de encaixe, sempre incentivando para que a criança acerte. De início o professor deve ajudar a criança, até que ela consiga associar a forma ao buraco.

- Jogos de bola em rodas, promovendo a integração social, onde a criança deverá joga-la para o amigo, dizendo o nome (ou dito pelo professor).

- Trabalhos manuais com massinhas e argila, deixando que estes manuseiem bastante.

- Incentivo e desenvolvimento da fala, onde o professor deverá conversar e estimular para que a criança consiga manifestar o que quer, não permitindo que ela só se manifeste por gestos.

- Ampliar seu vocabulário, conversando diariamente, com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia.

- Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, falando corretamente com a criança. Mostrar à criança a conveniência de falar em voz baixa, trabalhando com a criança o saber escutar.

- Apresentação das cores.

- Trabalhos com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo.

- Contos de histórias curtas.

- Coordenação motora livre, como rasgar papel, brincar de massinha, etc.

- Brincadeiras de imitar os adultos, como escovar os dentes de bonecas, fazer comidinha, ir as compras, banho de bonecas, etc.

- Explorar o ambiente escolar, mostrando árvores, passarinhos, parquinho, etc.

O uso do parquinho diário, pois nessa idade a criança tem bastante energia e grande dificuldade de concentração, por isso todas as atividades devem ser curtas e com bastante estímulo/incentivo por parte do professor.

- Imposição de limites e boas maneiras, dizendo “não” à criança, toda vez que colocar em perigo si mesmo, os colegas, tias e o ambiente escolar.

- Traçados simples: Coordenação Motora.

- Formas Geométricas: círculo, quadrado e triângulo.

Estímulos para os bebês:

“O adulto precisa apresentar o mundo”

• Chocalho com garrafa pet, copo de iogurte, yakult...
• Saquinhos de cheiro feito com tnt algodão e vários aromas.
• Bolinhas de cheirinho feito com meia calça
• Caixa surpresa, encapada e com um buraco para caber a mãozinha do bebê.
• Tampas de Nescau com figuras.
• Cds com figuras, furado e usado como móbile.
• Abrir uma caixa de papelão e fazer uma casa, ou um carro.
• Janelinhas das sensações.
• CD com cantigas com voz de criança, músicas clássicas.
• Sagu com anelina dentro de peti, pode usar também gliter, lantejoula...
• Varal das sensações.
• Cestos dos tesouros.
• Pendulo com bola e elástico colado no teto.
• Soprar ( canudo grosso), fazer bolhas ensinar a criança a respirar pelo nariz( variar com gelatina colorida).
• Tnt, brincar colar gravuras em cima contar histórias...
• Marcadores textuais na história narrada pelo educador como: “aí, daí, então, depois, acabou”.
• Tambor com latas, usando balão e tnt com bastante cola como tampa, rolo com celofane numa ponta para olhar e falar.
• Cabides de fita e tampas com gravuras.
• Gravuras na altura da criança, no chão, teto...
• Propor sons: pam pãrarã, pim,pirim pimpim.
• Incentivar as crianças a tocarem a parte do corpo que diz a música.
• Móbile de abelha material: novelo de lã asa de balão e antena de palito no anzol, imitar o som da abelha zum, zum...

65 comentários:

sandra disse...

oi adorie sua ideia para trabalhar com bebes eu não estou encontrando nada para bebes
Por favor se tiver alguma sugestão me ajuda ficarei muito grata
voce esta de parabéns que DEUS te conserve assim muito inteligente e feliz beijão
Email: sandraefc01@hotmail.com
Valeu!!!!!!

Anônimo disse...

Oi gostei bastante das dicas do seu blog
Quero saber se vc tem mais sugestões de trabalhos para alunos de 3 anos.

email:karinabdias@terra.com.br
Obrigada por ler meu recado.
;*

Unknown disse...

fiquei muito feliz ao encontrar atividades para bebes. gosaria de + sugestões. parabens

Unknown disse...

Olá gostei muiro do blog , curso Pedagogia , já trabalhei com maternal e pretendo abrir uma escola estou pesquisando dicas ,
o seu blog e muito criativo e dinamico muito obrigada Aline(SP CAPITAL)

Anônimo disse...

Cris visitei pela primeira vez e adorei o conteudo do seu blog.Tens como me enviar os moldes de coelho e tudo mais que tu postar no blog,sou estágiaria do curso normal por isso preciso de tudo um pouco meu endereço é:carinadgomes@bol.com.br,ou carinadgomes@yahoo.com.br
Bjuss!!
Carina Gomes

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

OI CRIS, AMEI O SEU BLOG ESTOU CURSANDO O TERCEIRO SEMESTRE EM PEDAGOGIA E COMECEI TRABALHAR NO MATERNAL,PRECISO CRIAR ATIVIDADES PARA TRABALHAR COM OS BEBÊS ESTOU MEIO PERDIDA PRECISO DE ALGUMAS DICAS SUAS POR FAVOR.. DESDE JÁ TE AGRADEÇO!

Anônimo disse...

OI CRIS O MEU ENDEREÇO É ESTE FABIA_BSILVANASCIMENTO@HOTMAIL.COM.POR FAVOR AGUARDO ANCIOSA PELA SUA RESPOSTA.

Unknown disse...

OIII CRISS EU estou começando a trabalhar agora com as PEssoinhas que nos conquista só no olha com um sorriso ainda sem dentee ...rsr
gostaria de saber se tem como vc mardar por e-mail para mim atividades e principalmente brincadeiras que eu possa brincar com eles MEU E_mail é paquitapam@hotmail.com
espero anciosa sua resposta !!!!!!!

Unknown disse...

olá eu adorei seu blog veio de encontro com minha necessidade,continue postando mais idéias maravilhosas como essas que DEUS ilumine o teu ser.beijão....

Anônimo disse...

Oi Cris é a minha primeira visita e adorei o seu blog principalmente essa dicas para trabalhar com bebês.Sou professora do berçario,comecei agora e estou meia perdida ja peguei o projeto andando e é sobre animais, agora estou tentando trabalhar o gatinho mas não encontro nenhuma atividadepara realizar com eles sera que vc poderia me dar algumas dicas são bebes de 4 meses a 1 ano por favor me ajude desde ja agradeço e que Deus sempre iluminine o seu trabalho beijinhos!!!meu e-mail daizinhacasas@hotmail.com

Anônimo disse...

olá!visitei o seu blog e achei muito interessante.
estou no 7ºperíodo de Pedagogia e vou começar meu estágio no maternal com criança de 02 anos.
Temos que desenvolver uma atividade educativa e criativa com elas.Me mande algumas dicas.
Obrigada!

Anônimo disse...

olá, adorei seu blog parabens que Deus, continue te iluminando ....
Estou cursando o 3º semestre de pedagogia , estou trabalhando com o maternal e o primeiro ano gostaria de dicas.
leticiamaia3@hotmail.com
bjs..................

Anônimo disse...

Olá Cris, amei de paixão o seu blog, suas dicas são ,maravilhosas, sou professor a pouco tempo, e estou trabalhando tbm com o maternal se puder me enviar atividades, brincadeiras, entre outras coisas eu te agradeço.
meu e-mail é:
danizinha_jpa@ig.com.br

Bjãooo

Anônimo disse...

Visite também o meu blog.
areinholzvelten.blogsport.com
Tem varias atividades de educação infantil.
Beijos Alessandra

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Andréia, fiz o magistério já algum tempo e passei em concurso recentemente de educação infantil cuja faixa etária é de 01 a 02 anos.... pf. pode me dar mais dicas de atividades, confesso a vc que estou insegura em iniciar tal responsabilidade. bjos.. andcrisol@hotmail.com

Anônimo disse...

estou pretendendo abrir um hotelzinho escola,o q ue devo fazer ? já comprei os móveis e aluguei a casa
preciso de dicas
sou pedagoga á 10 anos
ajude-me

Anônimo disse...

Olá Cris!Sou mineirinha e estou muito endereçada em trabalhar com maternal.
Adoro crianças e já trabalhei com elas numa loja de jogos eletrônicos.
Não tenho curso e nem sou formada, mais leio tudo sobre pedagogia e dicas para trabalhar com crianças.
Gostaria de saber se posso trabalhar com o maternal? E se tem algum curso que posso fazer, pois não posso fazer faculdade de pedagogia ainda.
Por favor, me de umas dicas, pois estou ansiosa para trabalhar com o maternal.
Um grande abraço e dês de já agradeço.
Meu e-mail lilianesantos2@yahoo.com.br

Anônimo disse...

oi
adorei suas dicas para trabalhar com bebes,parei de trabalhar para cuidadar da minha filha.Quero estimular atividades da idade dela,mas nao tenho muita noçao do que fazer.Meu e-mail annpgn@yahoo.com.br se vc puder me orientar fico agradecida.

Anônimo disse...

OIEEE É A PRIMEIRA VEZ Q ENTRO NESSE BLOG E AMEIIII,,..POIS FAZ DES DIAS Q COMECEI A TRABALHAR COM O MATERNAL E ESTOU MEIA PERDIDA....SE VC TIVER MAIS IDEIAS E SUGESTÕES PODE ME MANDAR UM EMAIL...
gelice_netinho@hotmail.com

VALEU..
OBRIGADA!!!

Unknown disse...

ola amei o blog estou com uma turminha de 3 a 4 anos e queria sugestoes de atividades se puder ficarei muito agradecida

Anônimo disse...

OLÁ, SOU A NARA, DE BLUMENAU -SC., TRABALHO COM CRIANÇAS MATERNAL II, E ADOREI AS IDÉIAS E SUGESTÕES AQUI COLOCADAS, ESTOU LIGADA QUERENDO APRENDER MAIS, ADOREI, VALEUUUUUUUUU

Roberta disse...

Nossa que bom que escontrei este espaço, pois tenho algumas amigas que precisa urgente dessas diretrizes!!!

Anônimo disse...

Olá Cris ,adorei teu blog e gostaria de receber dicas d trabalhos para maternal 1 .obrigada , abraço.meu endereço é marcia.silva.machado@hotmail.com

Anônimo disse...

amei o blog, nos ajuda muito como profissionais da educação, e também como trabalhar melhor com crianças de 0 a 3anos.

Kássinha disse...

Amei suas dicas de atividades para as crianças do maternal... Sou professora e gostaria de saber s vc possui algum projeto sobre o alfabeto para crianças de 3 anos.

Grata
Kássia

Anônimo disse...

ESTOU PROCURANDO NA INTERNET ALGUEM QUE POSSA ME AUXILIAR NAS MATERIAS DO MEU FILHO DE 1 ANO E 3 MESES.QUERO ENSINAR EM CASA . TEM ALGUM MATERIAL ESPECIFICO PRA ENSINAR? O QUE DEVO ENSINAR PRA IDADE DELE?
NA IDADE DELE É MATERNAL 1. NAO É ?

NO MOMENTO NAO ESTOU TRABALHANDO ENTAO QUERO ESTAR COM ELE COM QUALIDADE .

OBRIGADA !!!!

Jana disse...

Oi Cris amei suas dicas é bem disso que estou precisando , pois agora vou trabalhar com maternal e essas dicas vão me ajudar bastante .Obrigada se tiver mais dicas e novidades meu endereço é jana.fgs@hotmail.com
Abraço.

Unknown disse...

Olá Cris
Nota 10 nas suas sugestões. stou trabalhando com maternal I, pude tirar muitas ideias para meus pequeninos. Deus te abençoe.
Se puder me enviar alguma novidade por email, ficarei muito feliz. ros.carrero@gmail.com
abrs
Rosita

professora ANDRÉA disse...

oi,adorei seu blog,adorei as dicas pra trabalhar com os pequeninos,se vc tiver mais coisas pra maternal 2,dicas de atividades algo diferente e puder compartilhar comigo agradeço...comecei a trabalhar com maternal esse ano e estou meio perdida.meu email é : andrea.pavoni@hotmail.com por favor não se esqueça de mim bjs

keldman disse...

Olá Cris!Sou keldman e estou muito interessada em trabalhar com maternal a 4° série
Adoro crianças .
Não tenho curso e nem sou formada, mais leio tudo sobre pedagogia e dicas para trabalhar com crianças.
Gostaria de saber se posso trabalhar com o maternal? E se tem algum curso que posso fazer, pois não posso fazer faculdade de pedagogia ainda.
Por favor, me de umas dicas, pois estou anciosa para trabalhar com o maternal.
Um grande abraço e desde já agradeço
email:keldmanjovem@hotmail.com

Unknown disse...

OI CRIS, AMEI O SEU BLOG ESTOU CURSANDO O PRIMEIRO SEMESTRE EM PEDAGOGIA E COMECEI TRABALHAR NO MATERNAL,PRECISO CRIAR ATIVIDADES PARA TRABALHAR COM OS BEBÊS ESTOU MEIO PERDIDA PRECISO DE ALGUMAS DICAS SUAS POR FAVOR.. DESDE JÁ TE AGRADEÇO!

Anônimo disse...

adoreiiii o blog!! tirei muitas idéias pra 2011! vou trabalhar com o maternal e berçário1 esse ano! by: Marilza Lima

Anônimo disse...

Bom dia! Gostaria de receber um conselho seu,vou comesar agora,o curso superior de pedagogia,e queria muito assim q terminá-lo montar uma escolinha infantil,o q vc acha? Uma pedagoga pode abrir uma escolinha? E o que preciso pra isso? Espero com muito carinho sua resposta! Obrigado! Joicespd@hotmail.com

Unknown disse...

[i]Ameii as dicas, parabéns. O site é muito bom. Estou começando agora o curso de pedagogia e estava precisando de uma dicas! Abraço!

Unknown disse...

Fiquei muito fliz com as dicas, vou iniciar meu trabalho com o maternal de até 02 anos. Se possível fico feliz se receber mais dicas sua ... Meu e-mail clarizabatista@hotmail.com. OBRIGADO!!!

ENSINANDO COM AMOR E NÃO POR AMOR! disse...

amei seu blog visite os meus e de uma sugestão.bjs

http//anjinhosdatiacidamarques

Anônimo disse...

OLÁ CRIS, SEMPRE TRABALHEI COM EDUCAÇÃO DE ADULTOS, ESTE MES TIVE A OPORTUNIDADE DE TRABALHAR COM O MATERNAL 1, ESTOU PRECISANDO DE IDÉIAS DE ATIVIDADES PARA TRABALHAR COM OS PEQUENOS, SE PUDER ME AJUDAR DESDE JÁ AGRADEÇO.
BJKS!

Paula Andrade disse...

Olá!
Que blog lindo!!Gostei muito das atividades propostas, estou anotando seu blog aqui para sempre passar por aqui para pegar dicas!
Que Deus ate abençõe!
Beijos!


Paula

fernanda disse...

Oi, sou de Curitiba. Então sou técnica em enfermage, só que gostaria muito de trabalhar em maternais, a´te crianças de 2 anos.. Queria saber, se preciso ter a facu de pedagogia..
Obrigada se puder me responder.

Anônimo disse...

Oi Cris é a minha primeira visita e adorei o seu blog principalmente essa dicas para trabalhar com bebês.Sou coordenadora do centro de educação infantil, preciso muito de sua ajuda com certeza contribuira na minha pratica. É OTIMO SEU BLOG
Ficarei muito grata por sua colaboração. Um grande abraço
MEU EMAIL: valdevina_45@hotmail.com
ficarei muito feliz se puder manda novas ideias beijos

Unknown disse...

Não sei como ajudar no para casa da minha afilhada de dois anos, não sei se deixo ela fazer sozinha ou devo dar um auxílio maior.O que faço?

Dea, a mamae da Nina disse...

Oi Cris, estou decidida a encontrar uma escolinha para minha filha Nina de 1 ano e 5 meses pois cuido dela sozinha sem ajuda de baba e avós desde seu nascimento.
Nunca fiquei mais q algumas horas longe dela e isso esta me deixando exausta.
Levo a praças, parques, praia e etc todos os dias em muitas vezes de manha e a tarde pw ela é muito ativa.
Ela tb tem muito contato com crianças desde seus primeiros meses.
Moro no recreio e queria muito saber se vc me indica alguma escolinha caso conheça ja q vc tb é daqui do RIo.
Hoje a tarde começarei a procura em algumas ja indicadas por amigos mas estou super insegura pq nao tenho outros filhos é sera a 1a vez na vida em q entrarei numa escolinha para observar e escolher.
Minha filha é super esperta mas muito apegada a mim e ao pai.
Quero colocar apenas por 3 ou 4h no dia, apenas p eu ter um tempinho p mim.
Li sobre alguns metodos pedagogicos e adorei o construtivista.
A escola q vou a tarde segue este metodo pelo q amiga me falou.
Mas como ter certeza de que tudo isso que nos apresentam na visita acontece mesmo?
Assim q puder se puder por favor me de um help.
anfr_6@hotmail.com

Esta tarde vou visitar a escola Viva e a Vira-Virou.
Estou optando pelas que tem area verde pq nao imagino minha filha numa sala fechada por horas.
O probl tb é o preço, aqui no meu bairro exorbitantes!!!
Bjs mil amei seu blog e to seguindo, qdo puder espia o da NIna.

Jordania disse...

Olá Cris!
adorei o seu blogger, sou acadêmica de pedagogia, e tenho que fazer um trabalho sobre a meninice, mas tenho que usar algum recurso, que não seja slide, você tem alguma idéia que possa me ajudar?
obrigada.

Anônimo disse...

Vale a pena acessar: http://eutrabalhoemcasa.org/

Anônimo disse...

olá cris vi o seu blog e gostei muito. com essas dicas consigui fazer de uma aula desagradavel para uma aula bem legal e hoje as mãe vieram me elogiar pelo desenvolvimento das crianças obrigada foi muito bom ver o seu blog. parabens *-*

Juliana Novaes disse...

Olá! Adorei as dicas. Estou ficando mais tempo com meu filho de 3 anos em casa e vou consultar suas dicas para desenvolver atividades em casa com ele para estimular mais. obrigada por compartilhar essas dicas!!

Lais Murback disse...

Muito bom seu trabalho,é bom encontrar pessoas preocupadas com outras pessoas.
Quero que conheça meu trabalho também, trabalho com jalecos customizados e divertidos para professores e profissionais da saúde.
Não deixe de ver
www.jalecos.wordpress.com
Obrigada
Laís Murback

tati disse...

UMA BOSTA DE BLOG

Anônimo disse...

Amei tudo que vi,mas preciso de sua ajuda.Preciso que algumas musica de(03-06)anos,tanto como atividades...desde ja agradeço
paullagriffith@hotmail.com
Belem,26 de dezembro de2011.

Anônimo disse...

Adorei o blog! Parabéns! Quero trabalhar com o maternal! Montar um hotel escola sabe? Se puder mandar umas dicas... valeu! imoveis-cristiane@hotmail.com valeu!

Dayane Guedes disse...

Olá adorei sua postagem , Além das ótimas dicas, você tem um ótimo talento para a educação .. !

Iniciante disse...

Hoje fui chamada a trabalhar no maternal de 2 a 3 aos de idade numa escola particular, mais não sei o que começo a trabalhar...to perdida completamente...gostaria de algumas dicas do que ensinar nessa faixa etária e como prender por 5 horas a atenção deles...desde já queria te agradecer por escolher essa linda e satisfatória profissão...meu email fabiana_cm1@hotmail.com

vilma ramos disse...

oi cris estou fazendo curso de educação infantil.se você puder mim enviar por email algumas atividade e desenhos do maternal ao jardim2. meu email e vilma_81tdb@hotmail.com desde ja te agradeço por fazer esse lindo trabalho.

Anônimo disse...

Olá, amei o seu blog s as sugestões que você fez. Sou professora de 1ª viagem no maternal, meus alunos tem em média 3 anos e gostaria de saber se pode me ajudar com idéias de atividades para sala de aula e fora dela e dicas para lidar com crianças com comportamentos rebeldes.

Camila Ferreira disse...

Nossa viajeii nas suas ideias de como trabalhar com crianças.Muito legal msm

juliana disse...

Adorei seu blog Cris sou recem formada e estou precisando muito de ideias maneira de trabalho

o que estiver de ideias novas e quiser enviar em meu e-mail sera bem vindo.

Sou Juliana Cristina De Belo Horizonte meu e-mail julianafelizardobh@gmail.com
Att,Juliana Obrigada.

Anônimo disse...

oi CRIS, adorei as suas dicas parabéns....

Anônimo disse...

adorei todas as dicas trabalho com maternal 2. vanysilvsa@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá sou profª de educação infantil e gosto muito de pesquisar idéias para trabalhar com os pequenos. Sugiro que conheçam o nosso trabalho com canções para crianças temos dois cds "Jequitiranaboia e o Essa é pra Tocar na Escola entre no site:www.cantandocomascriancas.com.br
ANA LUCIA LEMES

Anônimo disse...

Oi Cris, vou começar dar aula agora estou um pouca perdida, porque pra mim é tudo novo, seu blog é incrivel, voce poderia me passar alguma ideias para trabalhar com crianças de 1 a 2 anos, aguardo (carolzinharojas@hotmail.com)

Admin disse...

Adorei a postagem e esta muito lindo seu blog tem ótimas dicas. www.verefazer.org
beijinho!

Anônimo disse...

Oi Cris, amei suas sugestões. Vou trabalhar pela primeira vez como professora e vai ser uma turminha do maternal 2. A diretora falou que são de 4 anos isso? Nunca trabalhei no maternal como monitora, estou preocupada , pode me dar algumas dicas e sugestões? Meu email, keila_948@hotmail.com obrigada!!!

Atividades Educativas Grátis disse...

Muito legal vou usar

Lorena disse...

ótimo blog, amei e vou usar as dicas no colegio zona norte sp obrigada!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...