segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Primeiro dia de aula

COMO É MEU COLEGA?

Diga à classe que todos vão ganhar um retrato.
Pregue na parede uma folha de papel Kraft da altura da criança.
Posicione o aluno de modo que fique encostado na folha e, com um lápis, desenhe o contorno do corpo dele. Estimule a turma a dizer como é o cabelo, o rosto, se usa óculos etc.
Durante a atividade, repita muitas vezes o nome do aluno, para que os colegas memorizem.
Faça o retrato de todos. Por fim, peça a um colega que desenhe o seu contorno, repetindo o processo de observação, para que as crianças também se familiarizem com você. Pendure os desenhos na parede e elogie o grupo.
Nos dias seguintes, logo na entrada, pergunte à classe quem é cada um dos colegas desenhados e se ele está presente. Se estiver, ganha uma salva de palmas. Deixe os papéis expostos por algum tempo.
É importante para os pequeninos que suas produções permaneçam ali até eles se sentirem pertencentes ao grupo e ao ambiente

OS MATERIAIS QUE VAMOS USAR

Esconda na sala sacos ou embrulhos contendo materiais diversos que farão parte do cotidiano da meninada. Pode ser, por exemplo, livros, jogos, pincel, tesoura ou um pouco de argila.
Peça às crianças que procurem, em duplas, pelos objetos. Isso já estimula a cooperação entre elas.
Oriente a busca dizendo quente, se o que procuram está perto, morno, se está a uma distância média, ou frio, quando estiver longe.
Depois que todos os pacotes forem encontrados, pergunte que atividades podem ser feitas com os materiais e aproveite para explicar melhor a função de cada um.
Mostre como e onde eles ficarão guardados, chamando a atenção para a importância de manter o ambiente de trabalho sempre bem organizado.

MEU NOME É...

Faça crachás com o nome das crianças e coloque no chão da sala, no meio de uma roda.
Peça que cada uma identifique seu nome.
Incentive o reconhecimento das letras iniciais, conte quantas letras compõem cada nome e faça com que elas percebam letras iguais em nomes diferentes.
Quando todas já estiverem com crachá, comece um gostoso bate-papo sobre as preferências de cada um quanto a um tema predeterminado (como alimentos, brincadeiras, objetos ou lugares).
Agrupe as crianças de acordo com as afinidades.
Na etapa seguinte, peça aos alunos que desenhem aquilo de que gostam em uma folha e coloquem o nome.
Quem não souber escrever sozinho pode copiar do crachá.
Depois de prontos, os desenhos são mostrados aos colegas e, em seguida, expostos no mural.
Com os alfabetizados, a dinâmica é a mesma, mas, além de desenhar, eles podem fazer uma lista de suas preferências.
Recomendado para: Educação Infantil
FONTE: REVISTA NOVA ESCOLA - 2005

12 comentários:

Anônimo disse...

Olá.
Boa Noite.
Sou profªde educação infantil há 3anos,trabalho em escola de educação infantil em Porto Alegre.Sou carioca e moro no Sul há 7 anos.Gostei muito dos seus trabalhos e falei com as minhas colegas da faculdade para olhar.
Esse ano vou me forma em pedagogia.Parabéns pelo lindo trabalho que deus te abençõe sempre.meu e-mail é r.lourenco.s@hotmail.com
meu orkut é roselourenco se vc,tem pode me convidar para ser sua amiga,podemos trocar novidades.Quero meito ter contato com você,esse ano eu fui no Rj,fiquei 31 dias na casa da minha mãe.Fica no bairro Pavuna perto da delegacia de cargas.
Espero sua resposta.
Beijos Rose

Unknown disse...

Gostei muito dessa atividade.
Parabéns!Bem criativa.

vera disse...

Oi Cris!
Adorei suas idéias de atividades para 1º dia de aula, sou professora de educação infantil e vou aproveita-las para executar na creche onde trabalho!bjos Vera
veraluciacsf@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá Trabalho com educação infantil e adorei suas idéias! meu email é lele_franco_25@hotmail.com me adicione para me manter informada! beijos aproveitarei sua idéias!

Valéria Gomes da Cunha disse...

Olá sou professora do fundamental I sou formada em Pedagogia e pós-graduada em Informática Educacional sou do Recife e este ano vou para minha 1ª turminha do infantil,estou radiante porém,temerosa e precisando de muitas dicas boas como as que encontrei aqui com vc. Parabéns e obrigada pelas atividades,meu e-mail é: leliseeu@hotmail.com,se vc puder entrar em contato agradeço muito.Um abraço!
Valéria Gomes da Cunha

Aline B. disse...

Adorei essas atividades, muito criativo e agradavel para as crianças! Estou seguindo você por aqui. Beeijinhos

mary disse...

olá boa tarde, sua dica é ótima para o 1º dia d aula parabéns!me mantenha informada sou do pará ,meu email é mayrysalvat@bol.com.br

crecheceiiom disse...

Adorei! Muito criativa sua ideia. Tenha sempre luz para criar aulas cada vez melhores e bondade para partilhá-las.
Abraço, Marcia

Flávia Louredo disse...

http://paposedesabafostiaflavia.blogspot.com/

Anônimo disse...

boa noite,estou vivendo um drama!
tenho uma menina de 1ano e 3meses,coloquei ela na escolinha porque preciso trabalhar.Conversei com a diretora para ver se eu poderia,ficar com ela nos primeiros dias ate ela se adaptar.Mas,ela disse que não era aconselhavel.Bem, o problema é que toda vez deixo ela,o choro é fatal...estou deixando só meio-periodo,mas não vejo melhora.Por favor me deem uma dica,como devo proceder?sinto que estou até meio adoentada.Para eu deixa-la na escola é muito triste.

kethully disse...

Com toda certeza usarei essas idéias na minha sala,também trabalho com educação infantil e meus meninos irão adorarrr..

Alexandra disse...


Olá, Cris!
Adorei seu blog, sou professora do 1°ano e procuro fazer com que meus alunos tenham o mesmo prazer de aprender com a ludicidade que a educação infantil lhe proporcionava.
abraços
Alexandrabut

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...